O presidente em exercício da Fundação de Cultura de Caruaru Hérlon Cavalcanti e o Secretário de Governo Lino Portela, ambos representando a Prefeitura de Caruaru, marcaram presença na tarde desta segunda-feira (14) na abertura da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, no Cais do Sertão, no Recife, que contou com a presença da governadora de Pernambuco Raquel Lyra, e da vice, Priscila Krause, além de demais autoridades.
Na ocasião houve a entrega da medalha Professor José Luiz Mota Menezes, em comemoração aos 50 anos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que foi entregue a personalidades e instituições ligadas à preservação patrimonial no Estado. Uma das medalhas foi entregue a Manoel Salustiano, representando seu pai, o Mestre Salustiano.
Promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, a Semana tem como tema “Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros”. Este ano, o evento conta com uma série de ações gratuitas, como palestras, seminários, debates e encontros temáticos, que segue até o dia 19 de agosto, com a participação de 25 cidades pernambucanas.
“A gente percebe a força cultural que Pernambuco possui e agora são dez novos patrimônios vivos no Estado. Falar em patrimônio vivo é falar de povo, de gente, é falar de um Estado rico em cultura, que vai do maracatu ao rocknroll. E Caruaru também tem os seus, são 19 patrimônios vivos, verdadeiros mestres de nossa cultura. E na Semana da Cultura estaremos produzindo um café da manhã em Caruaru neste dia do Patrimônio, dia 17, na sede da Fundação de Cultura, para os nossos patrimônios vivos, com objetivo de saudar a vida, pois todos eles tem feito um trabalho belíssimo na cidade”, ressaltou Hérlon Cavalcanti.
O prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou a importância da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. “Uma semana relevante para nossa Cultura, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, principalmente pela homenagem aos 50 anos da Fundarpe, afinal são cinco décadas de contribuição, valorização, preservação e fomento ao patrimônio e à cultura pernambucana. E Caruaru faz parte da construção dessa riqueza cultural de nosso Estado, com o maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a Unesco. Somos a cidade do Mestre Vitalino e do Alto do Moura, que abriga hoje todos os seguidores de Vitalino, que tanto orgulha nós caruaruenses. Percebemos ainda um reaquecimento da indústria do barro, como indústria, Caruaru se transformou num novo pólo de desenvolvimento sustentável do Nordeste, através da riqueza de nossa cultura e da economia criativa cada vez mais pujante”, afirmou Rodrigo Pinheiro.