Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o decreto que autoriza a antecipação das duas parcelas do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Normalmente, o benefício é pago entre os meses de julho e agosto, mas em virtude da pandemia da Covid-19 os valores serão antecipados, assim como ocorreu em 2020.
A medida pretende oferecer “maior segurança financeira” ao grupo beneficiado, que são, em sua maioria, pessoas idosas, doentes ou inválidas. Com a antecipação, a equipe econômica do governo pretende fazer circular R$ 50 bilhões de reais. A despesa já era prevista pelo Ministério da Economia e não vai provocar impactos no Orçamento.
O 13º salário dos aposentados e pensionistas INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto, e a segunda parcela são outros 50% somados às reduções tributárias do IRPF, quando as mesmas ocorrem.
De acordo com o calendário do INSS, aposentados e pensionistas recebem o dinheiro da parcela do 13º salário a partir do dia 25 de maio. Esta primeira parcela será paga até 8 de junho. A segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e 7 de julho.
Confira o calendário de pagamentos do INSS: