Os trabalhadores da saúde que atuam no Recife podem ser vacinados contra a gripe a partir de segunda-feira (26). Eles foram incluídos como parte do público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional Contra a Influenza, que começou no dia 12 de abril e inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, que são mulheres que tiveram bebê há até 45 dias.

A imunização dos profissionais de saúde estava com a data em aberto. A autorização para vacinar contra gripe esse grupo foi divulgada sábado (24) pelo governo do estado.

A recomendação é de que as pessoas levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde devem levar o crachá, a carteira de trabalho ou outro documento que comprove a atividade.

Locais de vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, um dos pontos volantes é substituído a partir da segunda. A vacinação deixa de ocorrer no Parque 13 de Maio e passa a ser no Pátio do Carmo, onde o atendimento é de segunda a sábado – aos domingos, ocorre no Marco Zero, no Bairro do Recife.

 

Também é possível ser vacinado em outros dois pontos volantes: no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Sítio Trindade, em Casa Amarela, de domingo a domingo. Todos os locais funcionam das 8h às 17h.

A campanha contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Por isso, as pessoas com idades a partir de 60 anos só devem ser imunizadas contra a gripe a partir da segunda etapa da campanha, que começa no dia 11 de maio e segue até 8 de junho.

Calendário de vacinação contra a gripe no Recife:

Data Público-alvo
12/04 a 10/05 Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas.
26/04 a 10/05 Trabalhadores da saúde.
11/05 a 08/06 Pessoas com 60 anos ou mais e professores.
09/06 a 09/07 Pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A segunda fase terá início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando será a vez de vacinar pessoas com 60 anos e professores.

Entre 9 de junho e 9 de julho poderão ser imunizados caminhoneiros, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e trabalhadores portuários.

No mesmo período, serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina.

Da redação do PE News com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *