Uma parceria entre o Instituto Conceição Moura, de Belo Jardim, no Agreste, e o Programa Mundo Limpo, que tem como objetivo a coleta e o reaproveitamento de óleo de fritura usado, promoveu dois dias de muita capacitação e educação ambiental na cidade. A programação contou com palestras de conscientização ambiental e formação de multiplicadores. As ações aconteceram nos dias 26 e 27 desta semana e contaram com a participação de colaboradores da fábrica de baterias Moura em Belo Jardim.
Entre os estudantes que participaram da formação de multiplicadores estavam alunos da Escola Técnica Edson Mororó Moura e voluntários do projeto “De óleo no futuro”, formado por estudantes que incentivam a reciclagem do óleo de cozinha usado.
Criado pela ASA Indústria há 13 anos, o Programa Mundo Limpo já retirou mais de nove milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar mais de 180 bilhões de litros de água, já que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.
A educação se tornou o maior legado do programa, que hoje conta com mais de 350 instituições de ensino parceiras e mais de 140 mil pessoas sensibilizadas. Nesse período, foram instalados mais de 500 Pontos de Entrega Voluntária, em 47 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha.
O resíduo é coletado em escolas, estabelecimentos comerciais, organizações privadas e organizações governamentais, e segue para ASA para ser reciclado e incorporado, como matéria graxa, na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi.
Os interessados em colaborar ou obter outras informações sobre o programa Mundo Limpo Vida Melhor podem entrar em contato pelo telefone (81) 30735066 ou através do e-mail [email protected].